Não sei se hoje eu seria tão amiga do fogão não fosse o exemplo de minha mãe na cozinha. Não é por que é minha mãe não, mas eu juro (e ponho a minha mão no forno!) que ela faz a melhor comida do mundo!Receitas recortadas, anotadas e rabiscadas estão nos cadernos que ela me deu, cadernos com tantas marcas que registram a infinidade de vezes que eles foram utilizados, pela minha vó, por ela, minha mãe e agora por mim. Dentre elas uma página se destaca, está até solta do caderno, já foi feita com tantos recheios diferentes que quando minha mãe veio com mais uma idéia cheguei a pensar que não superaria as outras.
CUCA DE AMEIXA E COCO- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 pitadinha de sal
- 3/4 de xícara de leite
- 2 ovos
- 2/3 de xícara de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de coco ralado sem açúcar
- 2 xícaras de ameixas sem caroço
Farofa (opcional)- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 colher (sopa) de manteiga
- coco ralado a gosto
Misturar a farinha, o sal, o açúcar e o coco ralado e reservar. Bater os ovos com a manteiga até homogeneizar e acrescentar o leite mexendo bem. Juntar os secos e os molhados e misturar o fermento delicadamente. Despejar a massa em uma forma untada e enfarinhada, por cima da massa ir jogando as ameixas e polvilhar o coco ralado. Misturar com a mão os ingredientes da farofa até a manteiga desaparecer e polvilhar por cima da cuca antes de ir ao forno. Assar em forno pré-aquecido a 205ºC por aproximadamente 30 minutos.
Se quiser menos doce não se preocupe em usar a farofa, apenas polvilhe açúcar de confeiteiro depois de assado para decorar.
A receita original é cuca de banana, mas também já foi cuca de uva preta, de maçã, de pêra, de pêssego e sei lá quantas mais!
Mas como sempre, minha mãe estava certa, a de ameixa também ficaria (e ficou) uma delícia, comeria esta cuca todos os dias da minha vida!