Bolo de mãe

Quinta feira (feriado) estava exausta graças a uma senhora gripe que resolveu me visitar justamente nos dias mais quentes do outono. Mas assim que escureceu eu notei que a "marvada" tinha se distraído um pouco e foi aí que eu resolvi correr pra cozinha...

O título deste post se refere às minhas lembranças de família, minha mãe sempre fazia os bolos e salgados nos nossos aniversários, e olha que eram muitos (minha mamãnzinha teve 6 filhos) e para completar a festa o acompanhamento era muita música!

Minha mãe fazia sempre o mesmo bolo delicioso e macio mas variava nos recheios dependendo do gosto de cada filho (e ela sabia exatamente o de cada um). Já a música era sempre escolhida pelo meu pai, a gente fazia a bagunça ao som de jobim, chico buarque, mancini, dave brubeck e até sítio do pica-pau amarelo... Eram bons tempos aqueles nos quais a minha mãe sempre fazia de tudo para provar ao aniversariante que todos haviam esquecido do acontecimento. Nós já sabíamos que era tudo mentira (ela mente muito mal) só que entrávamos no jogo dela só pra ver aquela boquinha sorrindo ao fim da festa!


Bolo de aniversário (recheável) da "mamaim"
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de suco de laranja
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher rasa (sopa) de fermento em pó
  • 4 ovos separados

Bata as gemas e o açúcar até obter um creme claro e fofo, junte o suco de laranja e mexa com uma espátula, vá adicionando aos poucos a farinha de trigo peneirada.
Depois de misturar bata na batedeira até ficar homogêneo. Bata as claras em neve e misture delicadamente ao restante da massa. Por ultimo acrescente o fermento com movimentos lentos e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 30 minutos ou até passar pelo teste do palito.

Recheio de pêssegos

  • 1 lata de pêssego em calda
  • 2 colheres (sopa) de queijo minas frescal cremoso (penso que requeijão também funcione)
  • açúcar a gosto
  • maizena para engrossar

Pique os pêssegos. Dilua o queijo na calda e leve ao fogo até ferver. Misture a maizena com um pouco d´água e despeje na panela, vá mexendo até encorapar e ficar em ponto de creme (quando começa a descolar do fundo da panela). Se achar necessário adicione o açúcar e vá provando até ficar ao seu gosto.

Cobertura

  • doce de leite "caseiro"
  • amêndoas em lascas

Coloque uma lata de leite consensado na panela de pressão com água até que cubra a lata e cozinhe por aproximadamente 20 minutos.

Montagem

Depois do bolo amornar corte-o ao meio, regue-o com um pouco de suco de laranja ou (o que minha mãe usava) whisky diluído em duas partes de água. Recheie com o creme também já morno e se quiser polvilhe um pouco de côco ralado hidratado. Cubra com o doce de leite espalhando generosamente e enfeite com as amêndoas.

Juro que quando minha mãe fazia esse bolo não sobrava nem uma migalha no prato, a gente lambia tudo!!!

7 comentários:

Rose Oliveira disse...

Bom Dia! Não me admira de vc e seus irmãos devorarem tudo, esse bolo é uma perdição...e com pitadas do amor de mãe devia ficar uma delícia...gostei da receita de iogurte caseiro, meus filhos vão amar.
beijos e uma boa semana.
Rose.

Noelle Aquino disse...

obrigada rose =D
comida de mãe sempre é a melhor do mundo!!!

Barbara Horn disse...

oi noelle... passei aqui pra dar uma espiada...engraçado, minha mãe que teve oito filhos também era uma boleira de mão cheia...tinha épocas que ela não esperava nem ter aniversário, eram destes bolos de festa todo final de semana...hehehhe...e ela cantava, nosso toca discos estava sempre quebrado...hehehheeh....beijo!

Noelle Aquino disse...

que coisa boa hein? tenho saudades daquele tempo, aposto que você também, bjos!!!

Cris disse...

Lindo seu bolo de mãe! Eu diria que sua mãe é uma fofa, só pela história que contou. Também adoro estes bolos de infância, recordar é viver não é mesmo. Bjs!

. disse...

Bolo de mãe, a gente nunca esquece.
Minha mãe tb era cozinheira de "mão cheia"...rsszs...eu adorva tudo o que ela fazia.
Tenho nos meus cadernos de receita,a letrinha dela,sempre que ela vinha nos visitar,trazia no seu caderninho uma receitinha nova e copiva nos meus...ah! que saudades,ela tb fazia esse bolo...
Bjs

Noelle Aquino disse...

adoro essas lembranças...=D