A memória do paladar

Lembro de muitos sabores de coisas que já provei, mais do que lembro de imagens e detalhes de tempos atrás. Lembro tão bem do sabor do bolo de laranja da vó, da torta de banana da mãe, da feijoada do pai e até do gostinho do almoço na casa da minha outra vó que morava lá em Araraquara...

Mês passado (ou até retrasado - não lembro bem, só meu paladar tem boa memória) minha irmã chegou de viagem da Argentina e me deu uma bolacha muito 'metida' para experimentar. Era ao leite e mel, coberta com chocolate meio amargo e com um leve toque de laranja (a burra aqui não leu a embalagem, apenas deduziu).
Comi uma, depois outra, depois outra, depois mais uma e por aí foi...
Não consegui sossegar enquanto não bolei uma forma de reproduzir aquele sabor em casa.
Como não sou boa 'bolacheira' como essa moça aqui The Cookie Shop resolvi tentar fazer (e incrementar) um bolo que há tempos havia anotado a receita e que talvez se aproximasse do que eu procurava.

Bolo de chocolate, mel e laranja (adaptado daqui)
  • 125 g de manteiga sem sal, amolecida
  • 1/4 de xícara de açúcar mascavo
  • 2 ovos em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara de mel
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de cacau em pó
  • 1/2 xícara de suco de laranja natural
  • raspas da casca de uma laranja
  • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
Unte e enfarinhe uma forma de 20 cm de diâmetro e pré-aqueça o forno a 180ºC.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até virar uma mistura cremosa. Adicione os ovos, bata bem e logo após, o mel, batendo até homogeneizar. Peneire a farinha de trigo e o cacau em pó sobre a mistura mexendo com uma colher de pau e coloque o suco de laranja, bata até misturar bem, coloque o fermento por último e mexa delicadamente. Despeje sobre a assadeira e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos ou até passar no teste do palito.

Usei essa cobertura aqui, só que fiz só meia receita.

Fiquei muito alegre e saltitante quando comi a primeira migalha do bolo (é que vou comendo o que vai caindo enquanto desenformo o bolo, hihihi) e o gosto me fez lembrar daquela bolacha tão metida, que eu nunca mais vou comer na vida... Drama, eu sei, mas é que a bolacha era BOA demais!!!

6 comentários:

Luciana Betenson disse...

Adorei este bolinho Noelle! Bjs,

Noelle Aquino disse...

Que bom! Eu me esqueci de comentar no post, mas usei tudo orgânico, a manteiga é caseira, o mel é de um vizinho, o açúcar e a farinha são de uma feirinha aqui perto e os ovos são caipiras, sô!

Rhady_Online disse...

Boa tarde,

Meu nome é Rhady Nascimento e eu trabalho para a divisão argentina da Fox. Estamos selecionando talentos brasileiros para os programas de cozinha do canal BEM SIMPLES, que vai ao ar no Brasil pela FOX LIFE.

A busca se orienta a chefs, cozinheiros/as, pasteleiros/as, padeiros/as, estudantes de nível avançado e mulheres aficionadas pela cozinha. Entra tanto cozinha gourmet como caseira. É requisito ter boa dicção e conhecimento das técnicas necessárias para a realização das receitas, sabendo demontrá-las passo a passo. Nossos principais focos de interesse são Confeitaria, culinária gourmet e culinária caseira/do dia-a-dia.

O reel institucional do canal está em: http://bemsimples.com/br/videos/?bctid=86959435001

Quem quiser participar, basta mandar CV, 2 fotos pessoais e 4 fotos de pratos (já terminados) para casting.cozinha@fox.com. Se puder ajudar ajudar-nos a divulgar a convocatória, agradeço imensamente - fique à vontade para postar essas informações no seu blog se achar pertinente, e qualquer dúvida, estou à disposição no email abaixo.
Um abraço,
________________________________
Rhady Nascimento
Productora | FOX TOMA UNO
Piedras 1080 | Buenos Aires | Argentina (C1070AAV)
Rhady.Nascimento @ foxtoma1.com
Tel. (54 11) 4103-6200 | Interno 6307

Débora disse...

Passei por aqui pq ando na internet procurando por novas receitas,adorei o seu blog,e cada vez mais tenho a certeza de que uma boa mesa aproxima as pessoas, nos nutre em todos os sentidos,nos faz recordar de momentos únicos da nossa infância comendo comidinhas feitas por nossas mães, avós.Acho que essas são as melhores recordações de nossas vidas...parabéns pelo blog,abraços!! Débora

Mariana Fernandes disse...

Faz um tempo anotei a receita desse bolo...acabei fazendo só esse final de semana. O Bolo é simplesmente divino! A receita é pequena (perfeita pra mim que sou só eu e o maridinho).
Comi ele quentinho (não resisti) e foi o bolo mais fofinho de todos q já fiz!!! Muito bom!!! Já estou com vontade de novo pq ele acabou no dia seguinte!
um beijo

Noelle Aquino disse...

- Muito obrigada Débora, concordo com tudo que você disse, como é bom ter boas lembranças!
- Fiquei tão feliz com seu comentário Mariana!!! Esse é o motivo da exitência do meu blog, adoro saber que você fez e gostou e que ainda quer fazer de novo! Muito obrigada, bjs! :**