Essa é mais uma das tantas razões pela qual eu simplesmente adoro saber cozinhar. Um pedido de um muffin que há tempos o querido amigo americano não comia, e que talvez a sua última lembrança de tê-lo saboreado tenha sido quando sua mãe o preparava para o café da manhã.
Esse muffin é uma típica receita americana mas que acabou sofrendo algumas alterações (mínimas) aqui no Brasil, mais especificamente, aqui em minha casa.
Oat Bran Muffins, que na verdade eram Raisin Bran Muffins, mas como eu só tinha Oat Bran (mínimo não é?)...
Oat Bran Muffins
- 3 colheres de (sopa) manteiga em temperatura ambiente
- 1/4 xícara de melado
- 1 ovo
- 3/4 xícara de buttermilk
- 3/4 xícara de oat bran (farelo de aveia)
- 1 1/4 xícara de farinha de trigo peneirada
- 1/2 xícara de uvas passas
- 1 colher de (chá) de fermento em pó
- 1/2 colher de (chá) de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de (chá) de sal
Bata a manteiga, o melado e o ovo. Misture o leite mexendo bem, adicione o farelo de aveia (oat bran) e deixe descansar de 5 a 10 minutos. Misture os ingredientes secos em uma travessa. Junte a mistura líquida com os secos e adicione as passas. Mexa lentamente só para umdecer e não sobrar partes de farinha. Encha 2/3 das forminhas de muffins (papel ou metálicas, neste caso untadas e polvilhadas). Asse em forno pré aquecido a 180º C para forno convencional ou 150ºC para forno elétrico por aproximadamente 20 minutos ou até dourar levemente.
Esses muffins são mais do que perfeitos para o lanche e também para acompanhar um cafézinho, um chá ou até mesmo leite puro, o melado deixa um sabor sutil ao fundo e não adoça exageradamente, eu diria até que o doce você acaba sentindo mais quando morde uma uva passa.
Esses ficarão na lembrança... na lembrança de que devem der feitos pelo menos uma vez por semana!
Enjoy your muffin!!